sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Dois livros me tiraram o sono em algumas noites de janeiro a fevereiro do presente ano: um afegão e outro catalão. Pontos de vista completamente distintos e temáticas radicalmente distantes não foram capaz de me dissuadir em buscar certa unidade neles.
Não sei se estou com a visão obcecada ou se quero criar argumentos para justificar este blog (nascido de 2 cérebros e 4 mãos originalmente de uma idéia de escrever crítica de filmes e livros) mas para mim, eles narram cidades vivas e não apenas os cenários ideais das tramas.
É certo que os dois autores contam com efeitos estilísticos de guerras atrozes para mostrar o potencial de destruição, a atmosfera de sombras e trevas que se abateu sobre cidades como Barcelona (durante a guerra civil - meados da década de 30) e Cabul (anos 90), porém o recurso acaba por auxiliar na composição do enredo denso e do cotidiano urbano dos personagens.

Para leitores vorazes e amantes de cidades ainda desconhecidas no coração do Afegão ou na península ibérica, aí estão duas pedidas.
A Sombra do Vento - Carlos Ruiz Zafón
A cidade do Sol - Khaled Hosseini

Nenhum comentário: